Reconstrução do antigo matadouro de Silves, Centro Estudos Luso Árabes - Silves



Memória descritiva

  • Previa o projecto que se desse continuidade aos métodos construtivos á vista nas ruínas existentes. Assim a reconstrução das paredes com 60 cm de espessura foi feita com pedra de Grés vermelho da região de Silves, as coberturas foram estruturadas em madeira (asnas, madres, ripas, etc.,) e as abóbadas e cúpula foram feitas por métodos tradicionais e manuais o que lhes conferem a rigidez autoportante dos antigos edifícios.
  • Apesar de todas as coberturas apresentarem um aspecto comum ás coberturas em madeira e telha não foram esquecidos os condicionantes térmicos, pelo que entre a madeira e a telha existem várias camadas que dotam o edifício de uma óptima componente térmica.
  • Tratando-se da cultura Árabe, mais propriamente Marroquina foram importados e aplicados materiais específicos dessa cultura arquitectónica tais como as portas do salão principal, o painel em azulejo Zellij de “Fés” (Zouaqq) diversos outros azulejos Zellij para revestimento de fontes alguns destes excizados, bem como as paredes dos salões nobres foram revestidas a Tadlakt com aplicação de frisos decorativos em Gebbs.
  • Autor: Arq. José A. Alegria
  • Cliente: Câmara Municipal de Silves
  • Intervenção: Empreitada geral de recuperação das ruínas existentes remodelando-as e dotando-as das infra-estruturas necessárias (ar condicionado, electricidade e iluminação, águas e esgotos) com vista á sua utilização publica como centro museológico e de estudo.